ELABORAÇÃO DE PRONTUÁRIO DA NR 12

MAQUINAS E EQUIPAMENTOS

O objetivo do Prontuário da NR 12 visa estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em Máquinas e Equipamentos de todos os tipos, garantindo a organização e segurança do ambiente de trabalho. O descumprimento desta exigência pode resultar em notificação, autuação, interdição/embargo e penalidades de máquina/equipamento específica ou de todo o parque industrial.

 

Primeiramente vamos entender a diferença entre elaboração de Prontuário da NR -12 e Inventario da NR-12 no item 12.153 da norma:


Elaboração do Prontuário da NR-12: item 12.153.1


Contempla todos os elementos necessários em uma única pasta em relação às máquinas e equipamentos, bem como os treinamentos necessários.


Tudo se inicia com o Inventário e os sistemas já instalados em segurança de cada máquina.


Em suma o Prontuário é Auditoria da Gestão completa conforme item NR 12.153.1.


Este Prontuário deverá ser alimentado com o decorrer das execuções, ou renovações de documentações, plantas de layout, licenças, entre outras questões que serão aludidas dentro do período de implantação desta no interior da empresa.


NR 12.126.1.1 A ficha de informação indicada no item 12.126.1 pode ser elaborada pelo empregador ou pessoa designada por este. (Inserido pela Portaria MTE n.º 857, de 25/06/2015)
NR 12.130 Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, a partir da análise de risco.
NR 12.153.1 As informações do inventário devem subsidiar as ações de gestão (= Prontuário) para aplicação desta Norma.


Elaboração do Inventário da NR 12 conforme item 12.153


Consiste em elaborar Inventário de todas as as máquinas e equipamentos,  início dos procedimentos para elaboração de prontuários, ou simplesmente um levantamento dos sistemas de segurança a serem implantados ou já contemplados nas máquinas e equipamentos, em conjunto com o treinamento referente em fim o Inventário é como se fosse um laudo.
O inventário da NR 12, consiste em juntar todos os elementos necessários em dados referentes a máquinas e equipamentos, compatível com os elementos de auditoria já existentes no interior do estabelecimento.

SOLICITE UM ORÇAMENTO