Nova era do PGR: riscos psicossociais, integração com o PCMSO e gestão dinâmica
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deixou de ser apenas um documento para atender à legislação e passou a ser um instrumento estratégico do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Com as atualizações da NR-01, NR-07 e NR-09, as empresas precisam adotar uma gestão de SST mais integrada, baseada em evidências e focada também na saúde mental dos trabalhadores.
PGR/GRO
Rubinei Bernardes
2/5/20262 min read


1. Riscos psicossociais no PGR
A NR-01 tornou obrigatória a inclusão dos fatores de risco psicossociais no inventário de riscos do PGR (com exigência plena a partir de maio de 2026). Entram aqui aspectos como:
Estresse ocupacional, sobrecarga e organização do trabalho
Assédio moral e sexual
Falta de reconhecimento e ambientes tóxicos
Esses fatores devem ser avaliados com base em dados, por meio de pesquisas de clima, questionários e indicadores de saúde emocional, refletindo tanto na saúde mental quanto na produtividade e no clima organizacional.
2. Integração entre PGR, PCMSO e GRO
O PGR passa a ser integrado ao PCMSO e ao GRO:
Os riscos do PGR direcionam os exames e ações do PCMSO;
O plano de ação do PGR se conecta às medidas de controle do GRO;
A gestão de SST torna-se multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas da empresa.
Isso garante mais coerência entre o que é identificado como risco e o que é efetivamente tratado.
3. Gestão baseada em dados e PGR dinâmico
A NR-09 reforça o uso de metodologias baseadas em evidências, com análise de:
Absenteísmo, acidentes e doenças ocupacionais
Medições ambientais e ergonômicas
Indicadores de clima e riscos psicossociais
O PGR deve ser um documento vivo, atualizado sempre que houver mudanças de processo, acidentes, quase-acidentes ou alterações legais, com inventário de riscos, plano de ação e histórico de melhorias sempre em revisão.
4. Terceirização, capacitação e investigação de acidentes
A NR-01 também reforça a responsabilidade solidária entre contratante e terceirizadas, exigindo:
Compartilhamento de informações sobre riscos
Alinhamento de medidas de controle e treinamentos
Além disso, ganham destaque:
Capacitação contínua dos trabalhadores, alinhada ao PGR;
Cultura organizacional voltada à prevenção;
Procedimentos claros de investigação de acidentes, incidentes e quase-acidentes, com análise de causas e atualização do inventário de riscos.
A BERNARDES PODE TE AJUDAR
Adequar o PGR a essa nova realidade – incluindo riscos psicossociais, integração com o PCMSO e gestão dinâmica de riscos – exige conhecimento técnico e visão estratégica.
A BERNARDES pode te ajudar a:
Revisar ou implantar um PGR alinhado às novas NRs;
Integrar PGR, PCMSO e GRO;
Mapear e tratar fatores psicossociais;
Estruturar processos de atualização contínua e investigação de ocorrências.
Segurança
Soluções em segurança e saúde do trabalho.
ConTATO
contato@bernardesst.com.br
R DOS A BERNARDES SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA - ME - CNPJ: 14.127.647/0001-93 © Todos os direitos reservados. 2025
+55 (91) 98109-1364
INSTITUCIONAL
+55 (91) 3038-1511
